Até aí, tudo são flores! Vamos estudar os animais, as plantas, as doenças, a ecologia, os microorganismos, a interação deles com o planeta e por aí vai... Para a minha sorte (ou azar) um biólogo pode atuar em milhares de campos! Poder, pode.. o problema está em conseguir!
Amo dar aulas, mas não gostaria que lecionar fosse minha profissão principal. Entretanto o mercado de trabalho para biólogo é bastante restrito, uma vez que a profissão foi regulamentada somente em 1979. Dessa forma, o biólogo tem pouco acesso a alguns setores que sempre tiveram cargos ocupados por farmacêuticos, médicos, veterinários ou engenheiros.
Por essas e por outras, paro para pensar: Vale a pena estudar o que gosta e não ter muita perspectiva do que vai ser "quando crescer" ou correr atrás de uma profissão que realmente lhe garanta algum futuro?
Nesses pensamentos comecei a enumerar biólogos que são bem sucedidos, são reconhecidos fora do meio acadêmico e estão vivos:
Ana Maria Braga, apresentadora de TV, bióloga formada pela UNESP de São José do Rio Preto;
Ronnie Von, cantor, apresentador, piloto, publicitário, botânico e economista.
Stephen Hillenburg, cartunista que criou o Bob Esponja, biólogo marinho.
Por esse pouco reconhecimento, divulgação do seu trabalho e retorno financeiro os biólogos só podem receber os parabéns, pela dedicação no seu trabalho !
PS: Se alguém se lembrar de outro, por favor, me mande no comentário que eu acrescentarei imediatamente aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário