No Brasil existe cerca de 130 mil milionários (população do Guarujá/SP para lembrar das férias... hauhauha) e a sua riqueza somada passa do meio trilhão de dólares ! O homem mais rico do Brasil tem o patrimônio estimado em US$6,0 bilhões ! Eu não sei nem quanto é 6.000.000.000,00 de dólares!
Enquanto isso, no mundo dos mortais, nós ficamos contando dinheiro para pagar as contas do mês, outros contam dinheiro para tentar comprar o pão...
Não sigo o lema do Robin Wood, de tirar dos ricos para dar aos pobres, mas sabemos que no capitalismo se tem alguém ganhado é porque outra pessoa está perdendo. Agora, se alguém está ganhando demais a ponto de acumular 6.000.000.000,00 de dólares (adorei esse número!) por outro lado deve ter gente perdendo demais também.
Sinceramente, o que eu faria com 6.000.000.000,00 de dólares?
Conheceria o mundo; teria um grupo de pesquisa científica (olha o lado bióloga!); gastaria em festas, jantares, compras; talvez me tornaria mais uma “patricinha” e, mesmo assim, não conseguiria gastar todo o dinheiro! Ah! Claro, seria uma forte concorrente a ser seqüestrada. Sim, porque pela lógica do capitalismo, alguém precisa perder dinheiro para outra pessoa ganhar. Por outro lado, está até virando sinal de status correr o risco de ser seqüestrado. Muitos anunciam aos 7 ventos que blindaram o carro ou sua casa no condomínio fechado tem sistema de fechado de TV. Vamos combinar que quem realmente precisa se proteger, não fica anunciando a blidagem do carro no Gugu, né?
Antes que pensem errado: SOU TOTALMENTE CONTRA O SEQUESTRO OU QUALQUER OUTRA FORMA ILEGAL DE ACÚMULO DE DINHERO! Mas as pessoas querem “dar um jeito” de acumular bens: seja trabalhando arduamente (como deveria ser, mas leva muito tempo e a maioria não consegue) ou sonegando impostos, traficando drogas, usando de estratégias corruptas...
Eu não sei o motivo de alguém querer tanto dinheiro? Claro que não gosto de ficar fazendo contas ou pensando se poderei ou não comprar as bobagens que eu quero, mas 6.000.000.000,00 de dólares? Para quê uma pessoa pode querer muito mais do que aquilo que ela precisa para viver com muito luxo? Por poder? Status? Glamour?
Acho que valeria a pena pensarmos um pouquinho nisso, já que enquanto esses milionários estão ganhando dinheiro, somos nós que estamos perdendo a cada dia.
Bjoks a todos nós não-milionários.
Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u312011.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u115078.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário