Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2007

Caixinhas de Natal

De onde surgiu essa tradição de caixinha (ou Boas festas aqui no interior de São Paulo)?
Aqui a gente tem que dar uma graninha para o lixeiro, os homens que medem água, luz, porteiro e sei lá mais quem.

Lembro que quando tinha uns 8 anos, estava sozinha em casa e o lixeiro passou pedindo a "caixinha". Eu, muito solícita, fui até a cozinha, peguei uma caixinha de fósforo e dei.
Dá para imaginar onde o lixeiro me mandou colocar a caixinha, né?

Mas acho que a maior gafe foi do a meu pai.
Num natal da minha infância, viemos para Campinas. E naquela época, ou somente naquele nicho familiar (não tenho certeza), as crianças pediam Boas Festas para os familiares (seria um dinheirinho extra, além do presente).
Então, chega meu primo e se dirige ao meu pai:
-Tio, me dá Boas Festas?
Meu pai, mais que prontamente, com seu espírito natalino:
-Boas festas, meu filho! Feliz natal e um ótimo Ano Novo!


Feliz Natal a todos!

Bjoks

Nenhum comentário:

Postar um comentário