Páginas

domingo, 15 de julho de 2007

Depressão nos desenhos animados



Alguém já reparou que na maior parte dos desenhos infantis existe um personagem meio deprimido?

Em Snoopy, Charlie Brown está sempre melancólico. Apesar dele não ter problemas na escola e ter vários amigos, ele sempre vê o lado ruim das coisas. Tudo bem que nem sempre as coisas dão certo para ele, mas todos os outros personagens também se metem em apuros. Ele não presta atenção na aula (lembra da voz da professora: “bla, bla, bla” ?), sempre está divagando sobre a vida, não consegue jogar baseball porque sempre chove.. Por outro lado, ele tem um cachorro engraçado, amigos que estão sempre ao seu lado, mas ele não percebe.

Em Bob Esponja, Lula Molusco (que na verdade é um polvo, mas esse é um assunto para outro dia) é um personagem rabugento, não gosta de trabalhar na lanchonete do Siri Cascudo e por isso trata mal todos os clientes, é grosso e impaciente com as pessoas. Neste caso também não consegue perceber que tem um amigo que suporta as rabugices dele (o Bob Esponja), que ele tem uma casa legal, que é engraçado e que é o melhor no que faz apesar de tocar clarinete muito mal.

Já em Thundercats, Snarf é o mais pessimista de todos, sempre acha que tudo vai dar errado por isso vive resmungando, é preguiçoso e come demais. Apesar disso, tem um carisma e faz questão de cuidar de Lion e de todos os outros.

A lista de personagens é bastante longa: Presto, de Caverna do Dragão; Gorpo, de He-man; Bronquinha, de Ursinhos Gummi; Kelly, De Fantástico Mundo de Bob; Judy, de Doug Funnie, entre outros...

Não sei se existe um propósito em haver personagens deprimidos nos desenhos ou se apenas refletem a nossa realidade, ou seja, estarmos sempre em contato com pessoas deprimidas. Mas acredito que inconscientemente, nós aprendemos a lidar com essas pessoas, com suas confusões, seus repentes de irritação ou seu desânimo.

Acho que essa é a grande graça da vida: conviver com pessoas de personalidades diferentes.

Bjoks

Nenhum comentário:

Postar um comentário