Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Como chegar no topo e permanecer lá

Hoje faz 20 anos da primeira vitória do Ayrton Senna em Interlagos.
Impressionante como o tempo passa e algumas imagens continuam gravadas na nossa mente.
Nesta corrida, Ayrton teve problemas no câmbio e usando apenas a 6a. marcha conseguiu terminar a prova em primeiro lugar. Naquela época, os carros de F1 não eram tão cheios de botões e exigiam muito mais do preparo físico do piloto.
Visivelmente esgotado, depois de precisar ser retirado a sua McLarem, Senna faz um esforço enorme para conseguir receber o troféu.

Veja o vídeo:


Quantas vezes pensamos em desistir no meio da corrida, mesmo com todos os sinais a nosso favor, porque um grande problema aconteceu?
Ainda, depois de algo que achávamos que seria impossível acontecer, na hora de comemorar estamos tão cansados que nem aproveitamos?
Pior, quantas vezes esquecemos tudo o que fizemos até agora e, por causa do cansaço ou do desânimo, desistimos e começamos uma nova corrida sem avaliar o que enfrentamos anteriormente?

Se Senna desistisse por ficar apenas com a marcha mais alta, apesar de estar na liderança, não teria ganhado a corrida (com muita justificativa) e talvez não ganharia o campeonato.
Se ele não participasse do pódio, seria uma grande decepção para os seus fans, sua equipe e para ele mesmo. Foi um grande sinal de superação.
Mas o mais importante, tenho certeza que, depois do descanso (merecido!!), ele se reuniu com sua equipe para evitar que os mesmos problemas acontecessem numa próxima corrida.
O GP de Interlagos foi apenas o segundo da temporada e (não por acaso) Ayrton Senna foi o campeão da categoria em 1991.

Tenha fé e vá até o fim sem desistir do seu objetivo, apesar das circunstâncias, sem se deixar vencer pelo cansaço e nem se iludir com a vitória, mas aprender com ela.

Srta. Devaneios Repentinos
Da série: Auto-ajuda automobilística

Nenhum comentário:

Postar um comentário