Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Manipulados e manipuladores

Sempre fui muito motivadora e muito motivada. Por outro lado, já fui muito dependente ou influenciada, fazendo coisas que não queria apenas para agradar os outros.

Hoje, estou descobrindo coisas que fiz que não fazem o menor sentido; outras que, apesar de ter feito para  agradar os outros, me ajudou (já que a palavra de Deus não volta vazia, mas estava em desobediência) e outras que fiz pela motivação correta, ou seja, para engrandecer o nome de Deus.

Percebi alguns sinais em mim (tanto de submissão, quanto de manipulação) que hoje uso para saber até onde estou motivando e quando estou manipulando:
  1. Pioridades. Sejam elas quais forem. Se o trabalho, os amigos, o cansaço, ou qualquer outra desculpa, for motivo de reclamação ou de ausência, pode ter certeza de que a pessoa está no lugar errado.
  2. Comodismo. Sempre alguém precisa lembrá-lo para fazer a matrícula, entregar trabalhos, lembrar de eventos, aprender as lições. Convenhamos, quem gosta e está motivado, depois de um período de adaptação caminha sozinha, independente se frequenta com o irmão, melhor amigo, namorado, esposo, colega de quarto.
  3. Sacrifício. Apesar de ser recompensada, de tudo dar certo, depois que passa a empolgação inicial, vira um mega sacrifício fazer o que estava fazendo.
  4. Máscara. A pessoa tenta se tornar aquilo que você acha mais certo. Muitas vezes isso não é feito de má fé. Muito pelo contrário, para agradar a pessoa amada, as pessoas tentam ser o que não são. Não estou falando que as pessoas não mudam, mas que muitas vezes elas não mudaram de verdade. 
  5. Falta de iniciativa. A pessoa só vai se a outra for, raramente toma a frente ou faz algo sozinha. Sozinha a pessoa não é nada, nem feliz, nem satisfeita.
  6. Chamado. O chamado (missão) designado por Deus para a pessoa é nitidamente diferente do seu. Isso faz com que tenham visões, prioridades, vontades, estímulos diferentes. Neste caso, um sempre sai perdendo e a chance de surgir uma decepção ou sentimento de defraudação.
Normalmente, nos submetemos à manipulação por insegurança, medo de rejeição, medo de ficar só, sentimento de incompetência, de inutilidade, de falta de inteligência, fraqueza espiritual e psicológica. Manipulamos por querer impor a nossa verdade ao outro, por não aceitar o outro como ele é ou por sentimento paternalista/maternalista.

Espero continuar motivando, ou seja, dando o ponta pé inicial para ver o crescimento dos outros e não criando seres dependentes de mim.
Espero que caminhe junto com irmãos, amigos, namorado (quando for o caso), esposo e que nenhum deles precisem me carregar para que eu preserve a minha identidade sempre.

:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário